Segurança
Antes de enviar remessas ao exterior, fique atento
O que é fraude bancária?
É quando um criminoso se apresenta como banco ou instituição bancária, capta dados pessoais da vítima e usa para obter dinheiro, ativos ou outros bens de forma ilegal.
Como me proteger contra fraudes?
O Banco Safra nunca entra em contato solicitando senha ou código de segurança do cartão. Por isso, nunca compartilhe seus dados pessoais.
Principais golpes e fraudes bancárias
Golpes e fraudes mais comuns envolvem cartão de crédito, entregas de motoboy, oferta de empréstimos via redes sociais e pessoas que se passam por funcionários do banco.
O golpe dos
boletos falsos
O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros e, por esse motivo, é alvo crescente de fraudes. Mas como saber se o boleto que você está pagando é verdadeiro? Com alguns cuidados, é possível evitar esse tipo de prejuízo.
Prefira sempre emitir seus boletos no site oficial da empresa ou do banco que está fazendo a cobrança. Assim, você evita pagar boletos falsos que podem chegar em seu e-mail ou acessar sites falsos de recálculo de boleto atrasado. Se seu boleto for do Safra, você pode acessar sua segunda via aqui.
Como saber se um boleto é autêntico
Pelo código de barras
Quando um boleto é verdadeiro, o código de barras que fica na região superior do documento deve ser idêntico ao que aparece na parte inferior.
Pelos dados do beneficiário
Confira se os dados do beneficiário (a empresa ou pessoa que vai receber o dinheiro) estão corretos.
Pelo código do banco
Antes de efetuar o pagamento, verifique se os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto.
Se estiver pagando um boleto do Safra, por exemplo, o código de barras deve sempre começar com o número 422.
Ao fazer o download
Prefira sempre baixar o boleto no site ou aplicativo da própria empresa que vai receber o pagamento.
Se for efetuar um pagamento para o Safra, você pode conseguir seu boleto de forma prática e segura em nossa página de 2ª via de boletos clicando aqui.
Quer saber mais sobre como identificar um boleto falso?
Roubos de celular e fraudes bancárias
Por mais que seu celular esteja protegido com senhas e nosso aplicativo ofereça alto nível de segurança, muitos golpistas se aproveitam de alguns descuidos para se beneficiarem. Veja algumas formas de aumentar sua segurança:
- Atenção ao utilizar aparelhos eletrônicos nas ruas e carros: muitos criminosos se aproveitam destes momentos para ter acesso aos aparelhos desbloqueados
- Habilite sempre o bloqueio de sua tela inicial do celular
- Apague seu histórico de senhas e cartões salvos em navegadores e sites
- Nunca anote senhas de acesso em seu bloco de notas ou conversas em aplicativos
- Tenha guardado seu número IMEI (número de identificação do aparelho)*
*Para saber o IMEI de seu aparelho, vá até o teclado numérico para ligações e digite *#06# (as informações de seu dispositivo serão exibidas automaticamente)
Meu celular foi roubado. O que devo fazer?
Se você foi roubado ou perdeu seu celular, é importante lembrar de realizar todos os procedimentos que podem evitar fraudes. Confira:
Em caso de roubo ou perda de celular, entre em contato com o Safra imediatamente por meio da Central de Atendimento.
Notifique imediatamente seu banco para bloqueio de acessos
Entre em contato com sua operadora telefônica para bloqueio de sua linha e IMEI
Caso seu celular possua ferramenta para apagar informações de forma remota, acesse de seu navegador
Troque suas senhas de redes sociais e de e-mails associados ao seu celular.
O golpe do falso
empréstimo
Neste tipo de fraude, os golpistas oferecem empréstimos com condições muito vantajosas por ligação, mensagens de WhatsApp ou com abordagens diretas por redes sociais como Instagram e Facebook.
Depois, solicitam um depósito para liberar a quantia que a vítima necessita.
O Safra e seus funcionários nunca pedem depósito antecipado para liberar empréstimo.
Caso receba uma abordagem de um suposto funcionário sobre oferta rápida de dinheiro com taxas muito baixas, desconfie.
Pode ser uma falsa oferta de empréstimo feita por um falso colaborador.
Se você é um cliente Safra e está precisando de crédito, procure seu gerente de relacionamento ou acesse sua conta Safra.
O golpe
do Phishing
O Phishing acontece quando um site, e-mail ou mensagem se passa por legítimo para roubar dados pessoais como senha de banco, CPF, RG e outros.
Quando receber um e-mail ou mensagem com link, fique atento. Pode ser uma tentativa de roubar seus dados pessoais
Como evitar? Desconfie de mensagens:
- Que solicitam informações pessoais e confidenciais
- Com anexos com extensões que precisam ser ativadas
- Em que o domínio do remetente é diferente do endereço de e-mail
- Com erros ortográficos e gramaticais
- De promoções com links para enviar seus dados - Que contenham URL incomum
- Com logotipo desfocado ou deformado
- Que tenham um senso de urgência
Essas mensagens podem chegar via e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Por isso, é importante estar sempre atento.
Como saber se é o Banco Safra que está falando comigo?
O Safra e seus funcionários nunca mandam mensagens privada em redes sociais oferecendo produtos ou empréstimos. Nossa comunicação é sempre feita por:
Conheça nossos e-mails oficiais
Safra
@safrainvestimentos.safra.com.br - quando enviamos relatórios e novidades.
@conta.safra.com.br - quando enviamos senha transacional ou recuperação de acessos.
@safra.com.br - se for de um funcionário do Safra.
@bancosafr.rsys9.com - quando enviamos comunicados para clientes
SafraPay
@mm.safrapay.com.br - se for um comunicado SafraPay
Safra Financeira
@financiamentos.safrafinanceira.com.br - para comunicados sobre seu financiamento
@emprestimos.safrafinanceira.com.br - para comunicações sobre seu empréstimo
Desconfio que fui vítima de um golpe, o que devo fazer?
Caso você presencie qualquer situação suspeita, entre em contato com o Banco Safra imediatamente pela Central de Atendimento 0300 105 1234.
Siga as dicas de segurança contra fraudes bancárias, compartilhe e contribua para conscientizar mais pessoas.