A Bolsa continua em um momento positivo. Acumulando agora seis altas consecutivas, o Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa, registrou mais um dia de fortes ganhos, avançando 1,5% e superando a barreira dos 105 mil pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em leve alta de 0,06%, cotado a R$ 5,39.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro em nosso Morning Call:

Compromisso fiscal

O comportamento positivo segue refletindo a diminuição da aversão a risco nos mercados globais, amparada pelo sentimento positivo em relação a uma vacina contra o coronavírus.

E ontem, também tivemos como destaque no noticiário brasileiro declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele reforçou que a agenda de privatizações deve avançar, com a venda de quatro estatais até o final do próximo ano, incluindo a Eletrobras e os Correios.

O ministro ainda voltou a defender o retorno aos programas de ajuste fiscal, e declarou que irá acelerar a agenda de reformas, que tem sido um dos temas mais aguardados pelos investidores.

As falas do ministro seguem dentro do cenário esperado pelo mercado, mas são positivas no sentido de reforçar o compromisso com a situação fiscal.

Vale lembrar que conforme vamos nos aproximando do final do ano, devem aumentar as atenções quanto à rolagem da dívida, já que o governo possui um montante expressivo de vencimentos nos primeiros meses do ano.

Agenda do dia

E na agenda do dia de hoje, vamos acompanhar a divulgação das vendas no varejo de setembro.

O IBGE revela os números às 9h, e a expectativa do nosso time de Macroeconomia é por um crescimento de 1,4% sobre agosto. No conceito ampliado, que também considera segmentos como veículos e materiais de construção, a estimativa é por uma alta de 1,7%.

Junto com os dados de serviços, que serão divulgados amanhã, teremos uma leitura mais clara sobre como foi a atividade econômica no terceiro trimestre.

E-book da série 'Primeiros Passos'

Comentamos ontem sobre o Safra Report de novembro. Nele, apresentamos as alocações para nossos quatro perfis de investidores, e a renda fixa aparece em todas as carteiras, até mesmo entre os investidores dinâmicos.

Existem diferentes modos de se posicionar na renda fixa, desde os fundos de investimentos, delegando a gestão a um time de especialistas, a produtos como CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, Tesouro Direto, entre outros.

Para explicar quais são as diferenças entre cada produto, suas características e como começar a investir, publicamos um e-book dedicado ao tema renda fixa.

Esse é o segundo e-book da série chamada Primeiros Passos, que reúne informações e dicas de um modo simples para quem quer começar a investir. Ao todo, serão quatro ebooks.

Você também pode conferir aqui o primeiro ebook da série, que traz uma visão geral sobre os investimentos.