A sessão de ontem foi marcada por um firme movimento de vendas de empresas como Vale e Petrobras, que têm grande peso no Ibovespa. O índice tem mostrado volatilidade desde que atingiu sua máxima histórica na semana passada, aos 125 mil pontos.

Já nos Estados Unidos, o S&P 500 conseguiu uma leve alta. Por lá, o vice-presidente Mike Pence rejeitou o pedido de destituição de Donald Trump, levando o Partido Democrata a aprovar o segundo impeachment do presidente. Os desdobramentos dessa disputa política devem seguir no radar, já que podem resultar na inelegibilidade de Trump para uma eventual campanha presidencial daqui a quatro anos.

Na frente sanitária, o governo russo anunciou que irá solicitar à Anvisa, nesta semana, o uso emergencial da vacina Sputnik V. Aqui no Brasil, o imunizante anti-Covid será produzido pela farmacêutica União Química.

Acompanhamos ainda as novidades sobre a CoronaVac. A Indonésia começou ontem sua campanha de vacinação em massa com a substância. Os testes no quarto país mais populoso do mundo apontaram uma eficácia de 65,3%, enquanto, aqui no Brasil, essa taxa ficou um pouco acima de 50%, segundo o Instituto Butantan.

Também ontem, a substância obteve autorização emergencial na Turquia, onde o governo já acertou a compra de 50 milhões de doses.

Serviços crescem

Um dos principais vetores de crescimento do país neste ano deve ser a recuperação do setor de serviços. A razão é que, enquanto a indústria e o varejo já conseguiram superar os níveis pré-pandemia, a retomada dos serviços vem ocorrendo de maneira mais atrasada, por conta das restrições impostas pela Covid.

Nesse sentido, os números divulgados ontem pelo IBGE reforçaram a visão construtiva que temos para 2021. Segundo o instituto, o volume de serviços prestados em novembro aumentou 2,6% em relação a outubro.

Na comparação interanual, houve recuo de 4,8%, menor do que o esperado pelo time de Macroeconomia do Safra e pelo consenso do mercado, que previam queda de mais de 6%.

Para nossos especialistas, o destaque do mês foi o forte avanço na categoria de ‘Serviços prestados às famílias’, a mais sensível ao choque da pandemia.

Para dezembro, a previsão de nossos especialistas é que o setor apresente a sua sétima alta seguida, em torno de 1,1%.