O produto financeiro mais tradicional e com maior número de investidores no país, a caderneta de poupança é buscada por quem quer segurança e flexibilidade na hora de investir. A rentabilidade da poupança é isenta de tributação e tem relação com a taxa Selic.
Os juros mensais da poupança são revertidos em conta na data do chamado “aniversário” — acontecimento mensal em que o valor aplicado será depositado. Em casos específicos em que o investimento foi feito nos dias 29, 30 e 31, a data fica estabelecida para o dia 1º.
A poupança conta com a proteção do FGC, Fundo Garantidor de Crédito, que garante o pagamento do investimento ao cliente caso a instituição financeira quebre. O fundo garante a cobertura de até R$250 mil por CPF, limitando os pagamentos a R$1 milhão a cada 4 anos.
Confira os tópicos que serão abordados neste post:
Qual o rendimento da poupança
O rendimento da poupança ao ano é calculado com base na taxa Selic (taxa básica de juros da economia) e na TR (taxa referencial de juros no Brasil que está zerada desde setembro de 2017).
A partir de 2012, foi implementada pelo governo uma nova forma de calcular tal rendimento. As contas abertas até 03 de maio do mesmo ano teriam sua renda ao mês de 0,5% mais a taxa referencial. Já as contas abertas depois do dia 04 de maio de 2012 teriam que seguir a fórmula:
- Para a taxa Selic superior a 8,5% ao ano, o rendimento deve somar 0,5% ao mês mais a taxa referencial,
- Se for inferior ou igual aos 8,5%, é calculada 70% da taxa Selic e somada à taxa referencial.
O valor adquirido por esse cálculo define o valor mensal que sua poupança gerará.
Taxa Selic
A Selic (abreviação de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), é utilizada pelo Banco Central como referência para as diversas taxas de juros. A taxa é instituída a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que calibra a taxa com o objetivo de manter a inflação no centro da meta. Quanto maior a pressão inflacionária, mais alta tende a ser a Selic.
Retirada do dinheiro
Uma vantagem da poupança é permitir a retirada do valor aplicado a qualquer momento que o cliente necessitar. Mas é preciso ter em mente algumas observações.
Como o rendimento da poupança é mensal, quando você resgata o dinheiro antes de completar os 30 dias, o rendimento que será depositado na conta é o do mês anterior. O saque deve ser planejado para não prejudicar a rentabilidade da poupança.
Conheça o Poupança Plus no Safra
Com mais de 180 anos de tradição, o Safra disponibiliza uma modalidade de poupança flexível e rentável. Você pode investir de modo seguro e ágil com a Poupança Plus: um serviço que aplica todo o valor da conta-corrente automaticamente, movimentando o capital que antes ficava parado.
A Poupança Plus possui as mesmas regras que a poupança tradicional, porém com mais agilidade e praticidade no momento de investir. No Safra, você consegue aplicar o seu capital e ter acesso a serviços personalizados.
Nosso o atendimento é pensado em você e nas suas necessidades. Se ainda não é cliente, abra a sua conta e veja os benefícios. Se já é cliente, utilize nossos serviços, que cuidam dos seus patrimônios como prioridade.