No início de novembro, a Bolsa de Valores B3 divulgou a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas em renda variável. Esse dado mostra o maior interesse das pessoas em diversificar a carteira e se expor a maiores riscos. 

Com potencial maior de rentabilidade e de distribuição de dividendos, bem como mais liquidez, investir em ações exige conhecimento de mercado e um perfil de investidor mais arrojado.  

Saiba mais sobre quais são os tipos de ações e como investir neles de forma segura e prática.

O que são ações?

As ações representam a menor parcela do capital de uma empresa. As companhias de capital aberto possuem suas ações negociadas na bolsa de valores.

Ao investir em ações, você compra uma parte dessa companhia e passa a ser um acionista. Quanto mais ações, maior será a participação do investidor na empresa na qual ele detém os papéis.

Aqui no Brasil, a compra e venda das ações acontece na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Para garantir a segurança das transações, a B3 atua conforme as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por regulamentar e fiscalizar a atividade do mercado acionário no Brasil.

Como investir em ações

É possível investir em ações de duas maneiras: 

  • Via Mesa de Operações, nesse caso, o investidor conta com profissionais que cumpre as ordens emitidas pelos clientes em diversas ferramentas operacionais. 
     
  • Via Home Broker, uma plataforma digital disponibilizada pela corretora que permite o envio de ordens de compra e venda dos papéis. Além disso, apresenta algumas funções como ver as cotações em tempo real e visualizar o livro de ofertas. 

Vantagens de investir em ações

Ações é um grande conhecido da renda variável, porém é necessário cautela e estudo antes de embarcar nessa jornada. Apesar dos riscos, investir em ações pode ser vantajoso por causa da valorização e dos dividendos. 

Se o mercado estiver a favor e foram feitas escolhas estratégicas, o investidor ganha com a valorização dos preços, gerando lucro. No caso dos dividendos, o investidor que mantém suas ações recebe sua parte devida na divisão de lucros da empresa.

Outro ponto positivo é que investir em ações significa investir em empresas e contribuir com o desenvolvimento da economia.

Como minimizar riscos do investimento em ações

Antes de começar a investir em ações, você deve conhecer o seu perfil de investidor e aprender um pouco mais sobre o assunto. Esse mercado prevê oscilações significativas de preços, o que pode gerar ganhos ou perdas expressivos.

Por isso, não é recomendado que investidores com baixa tolerância a risco tenham uma parcela grande de seu patrimônio alocada em ações.

Com isso em mente, o investidor que quiser investir na Bolsa precisa ter uma estratégia clara, assim como conhecer bem as empresas nas quais quer aportar. É possível buscar grandes empresas, com solidez financeira e reputação, para investimentos mais previsíveis em relação a companhias menores, que trazem mais incertezas, mas podem ter um crescimento maior.

Se quiser saber a opinião dos analistas da Safra Corretora sobre os principais papéis da Bolsa, acesse a página de ações da nossa Central de Conteúdo.

Ação ordinária ou preferencial?

As ações são divididas em três tipos principais, que oferecem diferentes obrigações e direitos aos acionistas. Saiba melhor quais são essas variedades e como essas características afetam a escolha na hora de comprar ações.

  • Ações ordinárias: diferentemente do que o nome sugere, essa categoria de ação não é comum ou simples. As ações ordinárias dão poder de voto ao acionista na tomada de decisões durante as Assembleias Gerais de acionistas;
     
  • Ações preferenciais: neste caso, elas dão ao investidor o benefício de receber, antes dos outros acionistas, os proventos e dividendos da companhia. No entanto, essa classe de ações não permite participação na tomada de decisões, já que os acionistas preferenciais não participam das assembleias e demais reuniões,
     
  • Units: são um tipo de “pacote” formado tanto por ações ordinárias quanto por ações preferenciais. Investir em Units pode ser uma boa opção para aqueles que querem diversificar seus investimentos na Bolsa de forma simples e fácil.

Qual o mínimo de ações que se pode comprar?

No mercado de ações, a compra e venda acontece pelo lote padrão, que geralmente são múltiplos de 100. Nesse sentido, o investimento inicial é alto para quem está começando.  

Por isso, existe a opção de ações fracionadas, em que o usuário pode negociar de 1 a 99 ações de uma empresa. 

Tributação de ações: como funciona?

Para operar no mercado de capitais, os custos de corretagem e ganhos pagos à B3 são incluídos na tributação das ações. Ela é dividida entre operações comuns (ordens de compra e venda executadas em dias separados) e operações de Day Trade (ordens de compra e venda executadas no mesmo dia).

  • Operações comuns: há isenção do Imposto de Renda sobre os lucros quando as vendas somarem até R$ 20 mil em um mesmo mês. No caso de prejuízo, é possível abater o valor negativo dos ganhos de outros meses.
    Para valores que excederem R$ 20 mil em um mesmo mês, a tributação é de 15% sobre os ganhos.Após o cálculo do imposto devido, o contribuinte deve preencher o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) disponível no site da Receita Federal ou no internet banking.
     
  • Day Trade: a alíquota é de 20% sobre os lucros, independentemente do volume operado.