O Safra Report é o relatório mensal que apresenta a nossa visão para investimentos em diversas classes de ativos, bem como sugestões com diferentes perfis de risco.
Acesse aqui o Safra Report e veja onde investir em fevereiro.
Abaixo você confere um pouco mais do que irá encontrar no relatório.
Cenário econômico
No mundo, os Estados Unidos e a Zona do Euro devem seguir com o ciclo de aperto monetário. No Brasil, taxa Selic deve atingir o patamar de 12,50% ao ano em 2023 e continuar caindo e ajudando na recuperação da demanda doméstica em de 2024.
Estratégia de investimentos
O mês de janeiro trouxe algumas conclusões de como será 2023. No Brasil, o ano que deve ser marcado por grandes desafios e dúvidas, mas também por uma perspectiva fiscal cautelosamente otimista.
Saiba mais:
> Acompanhe nossas principais análises no Telegram
> Baixe o app e abra a sua conta no Safra
Alocação por perfil de investidor
Para fevereiro, as alocações se mantêm inalteradas. Com isso, a renda fixa segue ocupando posição majoritária para os perfis conservadores. Já a renda variável ocupa boa parte dos portfólios mais expostos aos riscos do mercado.
Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.
Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não tolerem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos Internacionais e Alternativos.
Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.
Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Alternativos e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.