A GOL (GOLL4) realizou hoje teleconferência para discutir os resultados do quarto trimestre de 2020, que, apesar das melhorias apresentadas na comparação trimestral, de forma geral ainda são fracos, principalmente em função, provavelmente, do cenário mais desafiador para o setor aéreo mundial.
Durante a apresentação, a administração da GOLL4 divulgou as ações que foram tomadas ao longo do ano, que podem reforçar a maior vantagem competitiva da empresa no futuro – seu baixo custo operacional –, mas que ainda depende de uma retomada robusta da demanda, ainda bastante incerta no cenário da pandemia.
Destacamos os principais tópicos que foram discutidos a seguir:
Boeing Max
Foi discutido o retorno da operação da aeronave Boeing Max em um novo estágio global de "redimensionamento de aeronaves". Paulo Kakinoff, CEO da GOL, destacou que o Boeing Max já era um dos melhores aviões para operar antes da pandemia, considerando sua eficiência de custos e flexibilidade operacional.
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Segundo Kakinoff, esse avião pode estar ainda mais bem posicionado nos dias de hoje, considerando que as companhias aéreas do mundo todo vêm guardando seus widebody (aviões de fuselagem larga) devido à menor flexibilidade e eficiência para voos regionais, que eram os parcialmente sustentados pela pandemia.
Frota da GOLL4
De acordo com a direção da empresa, a GOLL4 quer acelerar a renovação da frota, pois também quer aproveitar o atual custo de arrendamento mais barato, o que permitiria à GOL pagar um preço semelhante ao que paga atualmente por suas aeronaves envelhecidas, reduzindo seu custo médio por assento e por viagem.
Além disso, esses novos aviões reduzem em ~16% as emissões de CO² e oferecem maior conforto acústico, com redução de ~40% no ruído da cabine.
Covid-19
A vacinação deve ser o principal fator para a retomada da demanda. Considerando que a maioria das infecções graves de Covid são observadas na população acima de 60 anos, a GOL acredita que, após essa população ser vacinada, devemos observar uma forte queda no número de mortes e infecções, o que pode aumentar repentinamente a confiança da população em voltar para a vida normal, que retomaria viagens corporativas e comerciais.
Considerando o atual esquema de vacinação do governo federal, devemos esperar que toda a população idosa (acima de 60 anos) seja vacinada até o final do segundo trimestre de 2021, enquanto a imunidade de rebanho deve ser alcançada até o primeiro trimestre de 2022.
Cronogramas confortáveis de amortização de dívidas
Num misto de competência e sorte, principalmente considerando o desligamento não-programado do Boeing Max, a gestão da GOLL4 teve flexibilidade para reduzir sua frota desde o primeiro estágio da pandemia no Brasil. Antes disso, ela teve que assinar contratos de arrendamento de curto prazo para a substituição de sua aeronave Boeing Max aterrada, e ainda foi financeiramente compensada por isso.
Além disso, a administração da empresa também conseguiu renegociar a amortização da dívida de aeronaves, postergando e reduzindo pagamentos, e também postergando entregas de aeronaves, dando tempo para a GOL reestruturar sua malha com a retomada da demanda no Brasil.
Os pagamentos de dívidas relevantes estão programados apenas para 2024 em diante, quando a empresa tem cerca de US$ 554 milhões.
Com isso, a empresa conseguiu honrar todos os passivos de curto prazo, o que lhe confere uma posição confortável para enfrentar os desafios de curto prazo impostos pela pandemia.
É importante destacar que a alta administração da GOLL4 foi vocal dizendo que sua prioridade atual é preservar o caixa, embora não deva forçar a demanda por meio de uma redução desesperada de rendimentos para aumentar as contas a receber de uma forma não lucrativa.
Nossa recomendação para GOLL4
Apesar dos aspectos positivos apontados acima, que podem elevar a GOL a um patamar superior no ambiente competitivo no Brasil, estamos revisando nosso preço-alvo e recomendação de ações da GOLL4, pelo menos até termos sinais mais claros de retomada da demanda. Até então, nossa recomendação era neutra para as ações GOLL4.
Vale a pena investir em GOLL4?
- A GOL tem o menor custo por assento entre seus pares e deve ser a principal transportadora a se beneficiar da recuperação esperada para a economia brasileira;
- Possui um forte posicionamento de mercado, com participação relevante nos mercados mais relevantes do Brasil;
- O processo de reestruturação ainda em andamento deve continuar promovendo recuperação/expansão de margens através de iniciativas de redução de custos (por exemplo, aumento do número de assentos por aeronave) e expansão da receita (por exemplo, cobrança de bagagem).
Quais os riscos ao investir em GOLL4?
- Atividade econômica - a persistência de um ambiente macroeconômico fraco no Brasil pode colocar em risco a recuperação das margens operacionais da empresa;
- Depreciação da moeda - a empresa possui grande porcentagem de suas despesas operacionais atreladas ao dólar (principalmente combustível, aluguel de aeronaves, manutenção e seguro);
- Concorrência: a GOL enfrenta a concorrência de outras transportadoras em todas as rotas em que opera, além de outras alternativas de transporte terrestre.
Sobre a GOL (GOLL4)
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes é uma companhia aérea brasileira, sediada no Rio de Janeiro, fundada e homologada em 2001.
A GOLL4 possui destinos no Brasil, na América do Sul, Estados Unidos e Caribe, e operações de cargas atendendo mais de 3.400 cidades no Brasil.
Listada na B3, as ações da GOL são negociadas na Bolsa sob o código GOLL4.
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