A Ecorodovias (ECOR3) divulgou resultados acima do esperado no segundo trimestre de 2023. O robusto desempenho operacional da empresa foi impulsionado pela entrada de suas concessões recém-adicionadas, aumentando seu volume de tráfego e o sólido controle de custos resultou em expansão significativa da lucratividade, para R$ 124 milhões (vs. -R$ 13 milhões no 2T22, +25% vs Safra e +30% vs consenso).
Mantemos nossa classificação de Compra para a Ecorodovias. A empresa está atualmente negociando com uma TIR real de 9,8%, +450 pontos-base sobre os títulos brasileiros indexados à inflação de 10 anos (NTN-Bs 2035).
A receita bruta total da empresa cresceu 61% A/A, para R$ 1,5 bilhão, impactada positivamente pelo crescimento de 73% A/A na receita de suas rodovias, para R$ 1,3 bilhão, impulsionada pelas 3 concessões recém-incorporadas que adicionaram R$ 381 milhões, ou ~29% do total.
Além disso, tarifas e volumes comparáveis cresceram 14,4% e 4,6%, respectivamente. Tal desempenho foi mais do que suficiente para compensar a queda de 4% na receita do ‘Ecoporto Santos’ relacionada à redução em suas operações de armazenagem.
Vale a pena investir em ECOR3?
- Melhora de projetos adquiridos recentemente;
- Foco no core business: apesar de ainda operar o Ecoporto, a Ecorodovias já anunciou sua intenção de alienar e focar apenas na concessão de rodovias nos próximos leilões a serem realizados;
- Retorno atraente.
Quais os riscos ao investir em ECOR3?
- Volumes de tráfego de rodovias estão altamente correlacionado com o desempenho do PIB do país;
- Embora o pipeline de novos projetos seja extenso, ainda não temos visibilidade sobre suas potenciais Taxas Internas de Retorno;
- Ajustes de taxas que dependem da aprovação do poder concedente, que pode ser negada ou postergada gerando desequilíbrios nos contratos; e
- Estouro no orçamento de despesas de capitais.
Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias, negociada na B3 sob o ticker ECOR3, é uma companhia de infraestrutura, que opera concessões rodoviárias.
As operações da EcoRodovias baseiam-se em sistemas logísticos formados pela integração entre as concessões rodoviárias situadas em áreas estratégicas do território brasileiro com plataformas logísticas, que visam integrar terminais logísticos intermodais, terminais portuários, terminais retroportuários, centros de distribuição, recintos alfandegários e portos.
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