O mercado brasileiro manteve o movimento de volatilidade na sexta-feira, assim como observamos ao longo da última semana, com Bolsa em queda e dólar em forte alta. Na sexta-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,80%, aos 117.380 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em alta de 2,17%, cotado a R$ 5,48.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call:

Referência nos EUA

Para hoje, a Bolsa brasileira permanece fechada devido ao feriado na cidade de São Paulo. Sem a referência local, os investidores devem acompanhar as sinalizações nos mercados internacionais, especialmente nos Estados Unidos.

Na última semana, os principais índices americanos de ações renovaram suas máximas históricas, e encerraram a sexta-feira em um movimento de realização de lucros.

Por lá, esta será uma semana de expectativas por importantes divulgações. Entre elas, a temporada de balanços corporativos se destaca, oferecendo uma visão sobre o último trimestre do ano passado para algumas das principais empresas do mundo.

Ao todo, mais de 100 companhias americanas divulgarão seus balanços nos próximos dias, entre elas nomes como Apple, Facebook e Tesla.

Também acompanharemos a divulgação do PIB americano de 2020, na quinta-feira, e a primeira decisão de política monetária do banco central americano no ano, na quarta-feira.

Essa reunião acontece em um momento no qual o governo de Joe Biden propôs um pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão, o que aumenta o interesse do mercado sobre qual será o tom das declarações do presidente da instituição, Jerome Powell.

Volatilidade no Brasil

Acompanhar o mercado internacional é importante para os investidores locais terem um direcionamento em dias sem negociações no Brasil.

No entanto, vale lembrar que fatores locais têm trazido mais volatilidade à Bolsa brasileira.

Incertezas quanto ao ritmo de vacinação, uma possível volta do auxílio emergencial e a proximidade da disputa pela liderança da Câmara e do Senado são alguns dos eventos locais que têm direcionado os negócios.

Nestes próximos dias, além de continuarmos acompanhando esses assuntos, também veremos uma agenda econômica bastante movimentada.

Destaque para a divulgação da ata do Copom, a prévia da inflação de janeiro, taxa de desemprego, e dados sobre contas públicas.

Confira, também, tanto a agenda completa da semana, com as nossas projeções para os principais eventos, quanto o resumo da semana passada.