Com uma alta de 15,9% em novembro, o Ibovespa teve o seu melhor mês desde março de 2016. Como temos mostrado aqui, os ganhos foram desencadeados no Brasil e no exterior pela maior definição do cenário político nos Estados Unidos, bem como pelo progresso das pesquisas por uma vacina anti-Covid.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call do Safra: 

Renda Variável

Nossa visão segue construtiva para a renda variável, mas é sempre importante lembrar que a volatilidade é uma característica inerente a essa categoria. Quem desejar conhecer melhor como funcionam esses ativos pode acessar aqui o terceiro e-book da nossa Central de Conteúdo. Lançado hoje, ele aborda investimentos como ações, BDRs e fundos multimercado.

EUA - China 

Na sessão de ontem, os investidores aproveitaram para embolsar parte dos lucros obtidos nas últimas semanas. As baixas também foram provocadas pelas tensões entre China e Estados Unidos. Segundo a Reuters, o governo Trump estuda restringir investimentos em algumas ações chinesas.

Contas públicas

Internamente, o destaque foi o anúncio do primeiro superávit nas contas públicas desde janeiro. Segundo o Banco Central, o resultado primário do setor público consolidado foi de quase 3 bilhões de reais em outubro. A expectativa do mercado e de nossos analistas era por um novo déficit.

Pandemia

Após divulgar resultados preliminares, a Moderna informou ontem a conclusão dos testes da fase três da sua vacina contra Covid-19. Segundo a farmacêutica americana, o resultado é de 94% de eficácia. Assim como a Pfizer, a empresa agora busca autorização do governo dos Estados Unidos para uso emergencial.

Já aqui em São Paulo, o governo estadual anunciou que seis regiões regrediram da fase verde para a amarela do plano de reabertura da economia. Com isso, o Estado inteiro passa a ter horário reduzido de funcionamento de estabelecimentos e serviços.

Entrevista com Petrobras

E hoje, às 11h, teremos mais uma entrevista da série Cenários, projeto do Safra em parceria com o Estadão. Acompanhe aqui a conversa de Sonia Racy com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.