O Ibovespa voltou a se aproximar dos 120 mil pontos, em um dia de firme recuperação das ações ligadas a commodities. O destaque na sessão de ontem foi o papel da Gerdau, que fechou em alta de mais de 5% depois que a empresa informou um salto anual de 11 vezes no lucro do primeiro trimestre.

Mas o principal evento do dia ficou para depois do encerramento dos negócios. Como era amplamente esperado, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a Selic de 2,75% para 3,5% ao ano.

O comunicado do comitê observou que, além da alta nas cotações das commodities, os níveis mais elevados da bandeira tarifária de energia devem manter a inflação pressionada no curto prazo.

A autoridade monetária ainda indicou que o aumento a ser efetuado na próxima reunião será de 0,75 ponto. Desse modo, o Safra fez um leve ajuste na projeção para os juros e agora acredita que a Selic terminará o ano a 5,25%.

Além da decisão de política monetária, também acompanhamos ontem o resultado da indústria em março. Segundo o IBGE, a produção no setor recuou 2,4% na comparação com fevereiro, perto do esperado.

Entre os destaques monitorados ontem pelo mercado no exterior estiveram novos dados sobre a economia americana. O relatório de emprego da ADP mostrou que os Estados Unidos criaram 742 mil vagas no setor privado de março para abril. O número ficou abaixo das estimativas, mas ainda assim foi o maior aumento desde setembro do ano passado. 

Já o índice de serviços do ISM, apesar de ceder um ponto em relação ao nível recorde de março, continuou em abril a apontar forte expansão no setor.

E agora de manhã, os investidores repercutem a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra, assim como a divulgação dos novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.