Após as fortes quedas da última semana, o Ibovespa deu início ao mês de março em alta de 0,27%, aos 110.335 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em leve desvalorização de 0,07%, cotados aos R$ 5,60.

EUA sustentam ganhos no Ibovespa

Esse movimento foi influenciado pelas Bolsas nos Estados Unidos, onde o S&P 500, o principal índice do mercado americano, subiu 2,4%.

Os investidores americanos têm acompanhado de perto as oscilações no mercado de juros, os Treasuries. As taxas apresentaram alta expressiva nas últimas semanas, mas ontem devolveu parte desse aumento.

Também ajudou no otimismo externo um bom indicador sobre a economia americana. O índice de atividade industrial, medido pelo ISM, avançou de 58,7% em janeiro para 60,8% em fevereiro. Leituras acima de 50% indicam expansão da atividade. Esse avanço foi acima do esperado pelo mercado, e no maior nível em dois anos.

Para hoje, a agenda de indicadores econômicos está esvaziada.

No Brasil, ações ligadas ao setor de commodities se beneficiaram desse bom humor no exterior e ajudaram no movimento positivo do Ibovespa.

Reajuste na Petrobras

Ontem, a Petrobras também anunciou um novo reajuste nos combustíveis vendidos para as refinarias. O preço médio do diesel subiu 5%, e o da gasolina, 4,8%.

O anúncio ocorre em um momento de incertezas sobre a política de preços da estatal, com a indicação recente, pelo Governo, de um novo presidente da companhia após críticas aos reajustes. A troca no comando ainda deve passar pela aprovação em assembleia.

Bancos pressionam a Bolsa

A Bolsa chegou a subir cerca de 2% durante o dia, mas no fim da tarde perdeu força após notícias de que o governo avalia aumentar o imposto sobre bancos como compensação para zerar a tributação sobre o diesel e gás de cozinha.

O setor financeiro é um dos mais representativos do Ibovespa.

Onde investir na Bolsa em março

Todo começo de mês, divulgamos nossas carteiras, com a visão para diferentes estratégias em Bolsa.

Desta vez, temos uma novidade na carteira recomendada de ações, que passa a se chamar carteira Safra Top 10 ações. Assim, a partir deste mês, ela passa a ter sempre 10 nomes na carteira, trazendo nossas principais escolhas em ações.

Às 16 horas de hoje, teremos uma live com os analistas da nossa Corretora para detalhar as movimentações no mês.

Também apresentamos as carteiras com estratégias em dividendos e BDRs, na qual trocamos os papéis de Walmart por Amazon.