Os mercados têm acompanhado com atenção nas últimas semanas sinalizações de uma retomada gradual da economia, no Brasil e no exterior, após os fortes impactos sentidos nos meses de março e abril.
Na semana passada, números sobre os setores de varejo e de serviços enviaram sinalizações contrárias – você pode conferir um resumo da semana passada aqui –, e agora permanece a expectativa sobre números mais gerais sobre a economia brasileira. Confira, abaixo, os destaques desta semana.
Destaque da semana: IBC-Br, a 'prévia do PIB'
O Banco Central publica nesta terça-feira, às 09h00, o IBC-Br, indicador comumente conhecido no mercado como uma prévia do PIB.
Embora existam diferenças metodológicas e conceituais entre os dois indicadores, ambos medem a atividade econômica e têm apresentado um comportamento similar quando comparados ao longo do tempo – ainda que o PIB seja o indicador mais preciso para se avaliar a economia como um todo.
O time de Macroeconomia do Safra projeta forte expansão de 7,2% em maio na comparação com abril, na sequência de uma retração de 9,7%. Apesar da expectativa de forte alta na passagem mensal, na comparação anual é esperada uma queda de 11%.
Terça-feira, 09h30: Inflação nos EUA
Indicadores de inflação costumam ser lidos como importantes sinais sobre a atividade econômica, e são acompanhados de perto pelas autoridades para definir a política monetária.
Por isso, nesta terça-feira, os investidores também devem acompanhar com atenção o CPI, o índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos, bem como o núcleo do indicador. Espera-se que o CPI avance de 0,1% em maio para 0,6% em junho, ambos na comparação com o mesmo período do ano passado.
Quarta-feira, 23h: PIB da China
O governo chinês divulga uma bateria de dados importantes na noite de quarta-feira, com destaque para o PIB do segundo trimestre. Após uma queda de 6,8% no PIB do primeiro trimestre, o consenso do mercado é por um avanço, agora, de 2,2%.
No mesmo horário, o governo chinês divulga dados de produção industrial, vendas no varejo e investimento fixo. Todos esses dados são referentes a junho.
Quinta-feira, 08h45: Juros na zona do euro
Na quinta-feira, às 08h45, o destaque fica para a decisão de política monetária pelo banco central da zona do euro. A expectativa é pela manutenção da taxa de juros em zero. Em momentos de crise econômica, no entanto, é sempre importante acompanhar o tom da comunicação sobre os próximos passos.
Quinta-feira, 09h30: indústria e varejo nos EUA
Os investidores também acompanham na quinta-feira os números para o varejo americano em junho. Após uma forte alta de 17% em maio, na comparação mensal, o mercado aguarda um avanço de 5% no mês passado.
No mesmo horário, é divulgado também o índice de manufatura da Filadélfia, que costuma ser acompanhado com atenção pelos investidores. Referente a este mês de julho, espera-se uma desaceleração de 27,5 pontos no mês anterior para 20 pontos.
Sexta-feira, 11h: Confiança do consumidor nos EUA
Para encerrar a semana, mais um dado importante para a economia americana: a confiança do consumidor em julho, medido pela Universidade de Michigan. A expectativa do mercado é que este número avance de 78,1 pontos em junho para 79,5 pontos em julho.