Não é difícil pensar que os termos CDB e CDI podem causar confusão. Além dos nomes parecidos, estão diretamente relacionados.
Em resumo, a maior parte dos CDBs têm a rentabilidade atrelada ao CDI, sendo uma opção muito procurada de investimentos em renda fixa.
Se você gostaria de entender o que é o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e suas diferenças para ter mais segurança na hora de investir, é só conferir o material abaixo.
- CDB e CDI: Qual a diferença?
- Qual a relação entre CDB e CDI?
- O que é CDI
- O que é CDB
- Como investir em CDB?
CDB e CDI: Qual a diferença?
Um CDB é um título de renda fixa emitido por bancos ou outras instituições financeiras com o objetivo de captar recursos.
Nessa modalidade, o investidor compra os títulos disponíveis como se estivesse emprestando uma determinada quantia para aquela instituição. Em troca, ao final do período acordado, o investidor recebe seu dinheiro acrescido de juros.
Já o CDI mostra a taxa de juros praticada pelos empréstimos de apenas um dia entre bancos, e sua rentabilidade segue a taxa Selic.
Qual a relação entre CDB e CDI?
Como vimos, um é uma modalidade de investimento e o outro é um índice. Dessa forma, o CDI é muitas vezes usado como referência para o cálculo de rendimento da rentabilidade do CDB.
Por se tratar de um investimento da renda fixa, o investidor pode calcular o rendimento que será regatado. Nesse sentido, quanto maior for o índice, maior será o rendimento do CDB que usa essa taxa.
O que é CDI
O Certificado de Depósito Interbancário é um título que os bancos emitem para realizar empréstimos diários entre eles e assim fechar o caixa. Além disso, é usado como referência na renda fixa.
O que é CDB
O Certificado de Depósito Bancário é um investimento de renda fixa emitido pelas instituições financeiras. É como um empréstimo para um banco: o investidor empresta seu dinheiro para a instituição financeira e a devolução vem com juros.
Como investir em CDB?
O CDB é um título da renda fixa que você pode adquirir em corretoras e bancos, inclusive no Safra. De maneira simplificada, o investidor empresta dinheiro ao banco que emitiu o título e é pago com juros baseados em um índice.
Aqui na Central de Conteúdo, você encontra um material completo sobre como começar a investir em CDBs.
Continue lendo para saber mais sobre CDB, sua relação com o Tesouro Direto, tributação e mais clicando aqui.
Não perca tempo, abra sua conta agora e tenha acesso às análises dos especialistas Safra e muitas outras facilidades.