A atualizamos nossas estimativas, ratings e preços-alvo para Via (VIIA3) após incorporar os resultados recentes da empresa e novas premissas macroeconômicas, ao mesmo tempo em que adotamos uma nova abordagem para pré-pagamento de recebíveis de cartão de crédito em nossos modelos – assumindo que isso é recorrente.
A fonte de caixa continuará importante para as empresas do setor em suas respectivas estruturas de capital.
Em suma, estamos reduzindo o preço-alvo da VIIA de R$ 3,0/ação para R$ 2,2/ação, mas mantendo a classificação de Compra à medida que continuamos a ver um potencial de valorização significativo (65%).
Esperamos pressão de curto prazo para as empresas do setor devido a um ambiente macroeconômico difícil na América Latina em geral.
No entanto, continuamos a ter uma visão construtiva de médio a longo prazo sobre o setor (CAGR 2023-26 de 20%), que deverá beneficiar:
(i) da digitalização dos pequenos varejistas através dos mercados das grandes empresas – e esperamos que a MELI continue a liderar esta tendência beneficiando do seu poderoso “efeito de rede”: o seu maior número de vendedores melhora a gama de produtos, atraindo mais compradores, o que atrai mais vendedores…;
(ii) melhoria na experiência geral de compra online – entregas mais rápidas (melhor logística), maior sortimento, novas categorias, diferentes meios de pagamento, etc.; e
(iii) aumento da penetração da Internet. Além disso, não acreditamos num cenário “o vencedor leva tudo”, mas sim num cenário com poucos players relevantes, o que não seria muito diferente daquele de mercados mais desenvolvidos, como os EUA e a China.
A Via (VIIA3) apresentou um resultado positivo nos primeiros três meses de 2023, com margens acima de nossas estimativas, mas uma queima de caixa de R$ 1 bilhão em relação ao primeiro trimestre de 2022 é uma preocupação.
A receita líquida de R$ 7,4B ficou estritamente em linha com nossas estimativas e 0,6% abaixo do primeiro trimestre de 2022, já que o desempenho negativo do 1P (ainda esperado) compensou o
crescimento do 3P e lojas físicas.
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O principal destaque positivo foi a margem EBITDA quase estável em relação ao ano anterior, mas 175 pontos-base melhor do que nossa estimativa de menores despesas gerais e administrativas.
No entanto, em um trimestre sazonalmente difícil em termos de ciclo de caixa, a empresa registrou um aumento de R$ 2,6 bilhões em sua posição de dívida líquida em comparação com um aumento de R$ 1,6 bilhão no 1T22, um consumo de caixa maior de R$ 1 bilhão relacionado a fornecedores – acordos.
Vale ressaltar que a alavancagem da empresa continua em uma relação dívida líquida/EBITDA <1,0x, patamar saudável, mas é importante entender se esse consumo adicional de caixa foi um evento pontual ou não.
Apesar disso, o VIIA3 continua negociando com um valuation atrativo (P/L '23 em 4x vs média histórica de 7x), por isso reiteramos o rating de Compra e preço-alvo de R$ 3/ação.
Vale a pena investir em VIIA3?
- Escala muito superior à concorrência é uma vantagem em um setor com margens apertadas e preços competitivos;
- Bem posicionada para o multicanal com base em suas quase mil lojas;
- Maior potencial de margem com escala e mix de produtos;
- Altamente exposto a taxas de juros em queda;
- Marca valiosa, um dos principais fatores para atrair tráfego na web;
- Expectativa de uma concorrência mais racional na internet após anos de perdas.
Quais são os principais riscos de VIIA3?
- Deterioração da economia devido à alta correlação de vendas com a atividade;
- Alta nas taxas de juros devido ao grande impacto nos ganhos com recebíveis e Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência (CDCI);
- Frustração no capital de giro, devido à volatilidade dos indicadores históricos do ciclo de caixa;
- Reversão da jurisprudência relacionada à Lei do Bem;
- Processos judiciais.
Sobre a Via (VIIA3)
A Via (VIIA3) é líder no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis no Brasil, em termos de receita bruta, operando por meio das bandeiras Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com.br. Além do e-commerce, conta com uma rede com cerca de mil lojas físicas e 26 centros de distribuição, bem como 120 lojas para envio de mercadorias (shipping from store).
No fim de junho de 2019, um novo time assumiu a gestão da companhia com a missão de promover um processo de turnaround e transformação digital. Em abril de 2020, anunciou a aquisição da ASAPLog, uma plataforma tecnológica de logística (LogTech) para a entrega last mile. Possui um super app com conta digital, o banQi, desenvolvido pela Airfox, fintech recentemente adquirida.
IMPORTANT GENERAL DISCLOSURES Este relatório tem caráter meramente informativo e não constitui oferta de compra ou de venda de títulos ou valores mobiliários ou de instrumentos financeiros de quaisquer espécies ou de participação em qualquer estratégia de negociação. As informações expressas neste documento são obtidas de fontes públicas disponíveis até a data da sua elaboração pela equipe de Análises Gráficas da Safra Corretora, e são consideradas seguras. A Safra Corretora ou qualquer de suas afiliadas não garante, expressa ou implicitamente, a completude, confiabilidade ou exatidão de tais informações, nem este relatório pretende ser uma base de dados e informações completa ou resumida sobre os títulos ou valores mobiliários, instrumentos financeiros, mercados ou produtos aqui referidos. 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